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EDITAL N° 025/2025 - Projeto "Monitoramento de Invertebrados Peixes e Fatores Abióticos no Arq. dos Alcatrazes - PARTE II"
Detalhes
Etapas (Convocações, Resultados, Etc.)
Arquivos (atas, homologações, etc)
SituaçãoConcluído
ModalidadeBolsistas
Tipo:Editais de Seleção
Nº do Edital:025/2025
Publicado em25/02/2025 às 14:46

A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo FapUnifesp, contratada pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, contrato nº 5900.0113062.19.4, processo nº SEI n° 23089.102938/2019-54, com o objetivo de apoiar o projeto “Monitoramento de Invertebrados Peixes e Fatores Abióticos no Arq. dos Alcatrazes - PARTE II”, torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar bolsista para apoio técnico ao referido projeto, conforme perfil e atividades descritos a seguir:

1.DESCRIÇÃO DAS VAGAS

Função

Código da Vaga

 

 

Regime das atividades

Resumo das Atribuições

Escolaridade mínima

Quantidade de Vagas

Valor Mensal Bruto (R$)

Duração do contrato

Bolsa de Apoio Técnico à pesquisa  

APOIO_PESQ

Atividades híbridas (presencial e on-line)

Vide parágrafo 1.2

Doutorado concluído em Ciências do Mar, Oceanografia, Meteorologia, Sensoriamento Remoto ou área afins

 01 (uma)

R$ 8.666,00

12 (doze) meses

1.1.  Compreende-se como perfil de candidatas(os) ao processo seletivo deste edital aquela(e)s que:

1.1.1         Tenham doutorado completo em Ciências do Mar, Oceanografia, Meteorologia, Sensoriamento Remoto ou área afins.

1.1.2         Tenham experiência comprovada com obtenção, processamento, manejo e curadoria de dados de Sensoriamento Remoto da Cor do Oceano

1.1.3       Tenham conhecimentos em Oceanografia, em especial sobre processos de ressurgência costeira e análise de massas de água na região de plataforma continental;

1.1.4         Tenham fluência comprovada em análise de dados, em particular, com técnicas de análise de séries temporais e programação em Python e/ou R, além de um bom conhecimento da língua inglesa e de escrita científica;

1.1.5         Tenham conhecimentos comprovados em bio-óptica de ambientes aquáticos in situ e nos fundamentos teóricos de Sensoriamento da Cor do Oceano.

1.1.6         É desejável, mas não constitui pré-requisito, que a(o) candidata(o) tenha experiência com mergulho autônomo.

1.1.7     Devido a natureza do trabalho, uma porção substancial poderá ser feita remotamente, porém, nesse caso a(o) candidata(o) deverá possuir poder computacional e acesso a internet suficientes para as demandas. Todavia, a(o) candidata(o) deverá realizar viagens bimensais para o Centro de Biologia Marinha da USP em São Sebastião para interações com a equipe e eventual trabalho embarcada(o), onde auxiliará em operações com equipamentos e computadores. Os gastos com estas viagens e estadias serão responsabilidade da(o) bolsista. 

1.2. São atribuições da(o) bolsista:

1.2.1. Preparar e executar um plano de trabalho de apoio à pesquisa, em consonância com as atividades do projeto e demandas para os dados abióticos;

1.2.2. Organizar, fazer o controle de qualidade, reportar os resultados e atualizar continuamente o banco de dados processados e seus metadados;

1.2.3. Desenvolver, organizar, comentar em detalhe e manter atualizadas rotinas de processamento dos dados do projeto. Várias rotinas já foram desenvolvidas e estão operacionais, e será responsabilidade da(o) candidata(o) garantir sua operacionalidade e documentação;

1.2.4. Gerenciar um sítio de compartilhamento das rotinas para livre acesso (e.g., github) onde todas serão disponibilizadas livremente ao final do projeto;

1.2.5. Preparar e gerenciar a totalidade dos dados abióticos gerados, e seus metadados, para seu depósito em sitos de compartilhamento especializados, a serem determinados pela coordenação do projeto;

1.2.6. Se familiarizar com os princípios físicos empregados nas medidas feitas pelos instrumentos ópticos e oceanográficos utilizados in situ, aprimorando sempre que possível, as rotinas de processamento já existentes;

1.2.7. Interagir com a(o)s demais bolsistas e com a supervisora da bolsa, semanalmente, e auxiliar na coordenação da produção, organização e controle de todos os documentos referentes ao projeto, inclusive artigos, textos de divulgação científica e dos boletins semestrais do sub-projeto;

1.2.8. Obter, processar, interpretar e aplicar modelos pré-existentes, nos dados de Sensoriamento Remoto da Cor do Oceano, para elaboração de métricas que descrevem a transparência da água;

1.2.9. Produzir relatórios parciais quando solicitados, conforme demandas da coordenação e equipe do projeto, e ser a(o) principal redator(a) do relatório final do período.

1.2.10. Cumprir o trabalho na modalidade presencial quando assim for requisitado, seguindo as orientações da responsável do Centro de Biologia Marinha da USP e diretrizes da instituição.

1.2.11. Manter um boletim eletrônico de atividades diárias, disponibilizado a equipe do subprojeto.

1.2.12. A(O) bolsista será responsável pela organização do texto do relatório final do projeto.

 

1.3. Será disponibilizada 01 (uma) vaga.

 

2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES

2.1. Para o desenvolvimento das atividades previstas a(o) bolsista deverá dedicar 30 (trinta) horas semanais.

2.2. As atividades deverão ser realizadas de forma hibrida (home office e presencial), sendo a última executada no Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo, localizado em São Sebastião, SP.

 

3.DAS INSCRIÇÕES

3.1. Antes de realizar a inscrição, o(a) interessado(a) em participar do processo seletivo, que recebe bolsa por outra instituição, deverá:

3.1.1. Verificar junto à referida instituição, a possibilidade de acúmulo de bolsas.

3.1.2. Certificar-se de ter disponibilidade de horário para exercício da função, conforme estipulado na cláusula 2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES.

3. 2. O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as 00h01min do dia 26/02/2025 e as 23h55min do dia 19/03/2025.

Somente serão consideradas válidas, as candidaturas recebidas pela FapUnifesp, até o horário estipulado (23h59min

3.2.1. Para        efetivar a          inscrição           será      necessário        o          envio,   para     o          e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br, com cópia para ciottiam@gmail.com, de comprovante de escolaridade, currículo lates e/ou vitae e Carta de manifestação de interesse na vaga, em que se apresente o perfil desejável para a vaga (todos os documentos deverão ser enviados em pdf).

3.2.1.1. A carta de manifestação de interesse na vaga deve estar assinada pelo(a) candidato(a), podendo ser digitalizada ou manuscrita.

3.2.1.2. Não serão disponibilizados modelos para a carta de manifestação de interesse na vaga, ficando a critério do(a) candidato(a) a adoção de formato e conteúdo que entender cabíveis.

3.2.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o NÚMERO DESTE EDITAL (025/2025) e o CÓDIGO DA VAGA.

3.3. A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de desclassificação dos candidatos.

3.4. Os candidatos só poderão se inscrever para uma das funções da cláusula 1. DESCRIÇÃO DAS VAGAS.

 

4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO

4.1. Será atribuída, conforme especificado: 1 (uma) bolsa mensal no valor de  R$ 8666,00 (oito mil seiscentos e sessenta reais), conforme previsão orçamentária destinada para esta nalidade, por 12 (doze) meses, correspondente ao período de 01 de abril de 2025 a 27 de março de 2026.

 

4.2. Poderão ser aprovados candidatos em número superior às vagas disponibilizadas, os quais comporão cadastro de suplência e poderão ser chamados, de acordo com a ordem de classificação no processo seletivo, em caso de desistência do(a) primeiro(a) colocado(a).

4.3. O início das atividades/contratação ficará condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do Projeto.

 

5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital. Não se permitida a alteração e/ou a complementação da documentação as a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.

5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a) selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe de coordenação do projeto objeto deste edital.

5.3. É vedada a contratação de bolsista, bem como o pagamento da bolsa prevista neste edital, a candidato selecionado, de nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser o mesmo de exigência obrigatória.

 

6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1. A seleção será realizada em duas etapas, que consistirão em:

6.1.1. Análise dos currículos e cartas de intenção dos(as) candidatos(as).

6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma virtual.

6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista, verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada no site https://fapunifesp.edu.br/editais

6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por vaga.

6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato, independentemente do motivo alegado.

 

7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO

Etapa

Descrição

Caráter/Detalhamento

Período

1ª fase

Análise curricular

Classificatória e eliminatória

20/03/2025

2ª fase

Convocação para Entrevista

Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase

21/03/2025

3ª fase

Entrevista

Classificatória e eliminatória

24/03/2025

4ª fase

Resultado preliminar

Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de recursos

25/03/2025

5ª fase

Recursos

Solicitação de reconsideração do resultado preliminar

26/03/2025

6ª fase

Resultado pós recursos

Divulgação da listagem final de candidatos aprovados

27/03/2025

 

7.1. O presente processo seletivo será válido por 12 (doze) meses, contados a partir da data de publicação deste Edital.

7.2. O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e

disponibilidade de recurso financeiro adicional, hipótese em que haverá retificação do prazo de contratação definido neste edital.

7.3. O valor da bolsa somente conseguirá ser reajustado se houver disponibilidade de recursos financeiros, alteração do plano de trabalho e aprovação do órgão financiador, hipótese em que poderá ser analisada a retificação do valor da bolsa definido neste edital.

7.4. As atividades terão início em 01/04/2025 e término em 27/03/2026, condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do Projeto.

 

8. DOS RECURSOS

8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br em até 01 (um) dia útil a partir da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a) candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo PROJETO “Monitoramento de Invertebrados Peixes e Fatores Abióticos no Arq. dos Alcatrazes - PARTE II, EDITAL N° 025/2025.

8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidi pelo deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá recurso contra a decisão da Comissão.

8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especicados neste Edital.

 

9. DA CONCESSÃO DA BOLSA

9.1. O(a) candidato(a) selecionado(a) deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será disponibilizado pela FapUnifesp.

9.2. Para elaboração do Termo, logo após a publicação do Resultado Final, os(as) candidatos(as) aprovados(as), deverão providenciar a documentação, as declarações e os formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para o e-mail do Projeto:  

9.3. É obrigatório que a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.

9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil pode solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua seleção neste Edital.

 

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade do(a) solicitante.

10.2. A inscrição pressupõe a concordância com todos os itens deste Edital.

10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo deste edital podem ser obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br

10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente edital.

10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza.

10.6. A bolsa é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao projeto e não implicará, sob hipótese alguma, em vínculo empregatício.

10.7. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deve ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular e entrevista do candidato.

 

11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

11.1. As partes concordam que qualquer atividade de tratamento envolvendo dados pessoais somente será realizada na medida necessária para a execução do objeto da prestação de serviços deste Edital, em conformidade com a legislação vigente sobre Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, bem como as demais normas aplicáveis.

11.2. Os dados pessoais coletados para inscrição neste Edital incluem, mas não se limitam às informações necessárias para a execução do objeto do Contrato e têm a finalidade de execução do Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V, da Lei nº 13.709/2018 e poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou agentes públicos para fins de prestação de contas.

11.3. Disposições específicas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser dispostas na Política de Privacidade da FAP.

11.4. Dúvidas, questionamentos e requisições relativas à privacidade e a proteção de dados dos titulares que participam deste Edital poderão ser sanadas por seu Encarregado de Proteção de Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor Finotti, através do e-mail:  dpo@fapunifesp.edu.br.

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